sábado, 21 de agosto de 2010

Licença para terminais

Deu no jornal A Notícia (coluna Livre Mercado), esta semana:


O Ibama concedeu, em 3 de agosto, licença ambiental prévia para o Terminal de Granéis de Santa Catarina implantar áreas de movimentação de granéis e de fertilizantes (TGSC e Fertimport) em São Francisco do Sul. A licença é válida por dois anos.


O projeto TGSC foi concebido há três anos, numa parceria estabelecida entre Sagah (grupo de operadores locais liderado pela Litoral Agência Marítima, e a BRZ Investimentos, que tem como principais cotistas os bancos BB e Caixa Econômica e os fundos Brasilcef, Funcef, Previ, Petros e Fundação Itaipu. Ambos os grupos detêm 50% do negócio.


Agronegócio
O empreendimento portuário terá capacidade para operar até 12 milhões de toneladas por ano. Soja, farelos de soja e açúcar serão os principais produtos a serem movimentados neste novo e moderno terminal.


A área onde está é privada e pertencia à Litoral. Este novo complexo portuário para granéis sólidos estará interligado ao corredor de exportação atual do porto de São Francisco do Sul, podendo operar cargas de todos usuários atuais deste sistema: Bunge, Terlogs e Cidasc.


Obras
A principal obra consiste na construção de dois novos berços de atracação, com 330 metros de comprimento cada um, largura de 60 metros e profundidade mínima de 14 metros. Também está prevista a construção de mais armazéns graneleiros para aumentar a capacidade do porto em mais 140 mil toneladas.


O terminal portuário terá capacidade de operar 6 mil toneladas por hora. O prazo de construção será de 18 meses. O investimento previsto é de R$ 200 milhões.

19 comentários:

  1. E daí "pseudo-pescadores", que na realidade não vivem da pesca e sim de "bicos" ou pedem para o patrão não registrar só para receberem o defeso, não vão protestar!

    ResponderExcluir
  2. Atenção ambientalistas preocupados com construção de porto, estão fazendo uma grande matança com rede e espinhel de miraguaia que está entrando na baía para desovar. Tem muita gente na matança que nem é pescador profissional e muito menos vive da pesca. Vocês estão de férias e só voltam quando aparecer um projeto de um novo porto?!?!

    ResponderExcluir
  3. Este novos berços de atracação serão na Praia dos Ingleses ... quem foi na audiencia pública lembra.
    Será feito muma ponte por sobre a praia até os berços transportando a soja, farelos de soja e açúcar.
    Todo mundo sabe como é que fica a sujeira debaixo dessas esteiras, mais uma praia inviabilizada.
    Se esta pode, por que não pode então o Terminal MAR AZUL ??? Lá não haverá transporte de produtos poluentes que podem sujar em baixo da ponte.
    Dois pesos e medidas diferentes ???

    ResponderExcluir
  4. Protestar contra o que? A litoral do Junior e do Feijão é uma das melhores e mais agressivas empresas de São Chico e tá trazendo desenvolvimento. A tese das constantes divergências com o Prefeito não confere com a realidade. Pode acreditar, e vamos desenvoilver São Francisco que ela merece, apesar desse povinho que tem.

    ResponderExcluir
  5. O ANÔNIMO DÀS 06:03 ESTÁ CERTO. ESSA PRÁTICA DE PEDIR PARA NÃO SER REGISTRADO É COMUM. EMPREGADO E PATRÃO INFRINGEM A LEI, POIS AMBOS NÃO RECOLHEM OS ENCARGOS SOCIAIS, SONEGAM IMPOSTOS E DE QUEBRA O PRIMEIRO "METE A MÃO GRANDE" NUM BENEFÍCIO QUE NÃO LHE É DE DIREITO. UM FICA COM "O RABO PRESO" COM O OUTRO PORQUE AMBOS ESTÃO FORA DA LEI. ONDE ESTÁ A POLÍCIA FEDERAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO, POIS ISSO SE TRATA DE UM CRIME FEDERAL. ALIÁS, O MINISTÉRIO DA PESCA FAZ AUDITORIAS NAS COLÔNIAS DE PESCA PARA CERTIFICAR QUE AS CARTEIRAS DE PESCA SÃO LEGÍTIMAS? OUVI FALAR DE PESSOAS QUE RECEBEM O DEFESO E NEM SABEM PEGAR NUM REMO. VOTAR ELAS SABEM.

    ResponderExcluir
  6. TEM GENTE QUE TEM MARINA, É COMISSIONADO DO SETOR PÚBLICO, É PESCADOR E RECEBE DEFESO. É MOLE?! QUANDO O MINISTÉRIO DA PESCA FIZER UM RECADASTRAMENTO SÉRIO E INVESTIGATIVO, TODA ESSA SUJEIRA VAI APARECER. ADEPTO DO PESQUE E SOLTE.

    ResponderExcluir
  7. Tem gente que gosta de enganar trouxa, vão trabalhar com fertilizante e dizem que vão trabalhar com açucar, soja , eta gente pra que enrrolar o povo

    ResponderExcluir
  8. O cara das 14,37, é muita arrogância mandar os ambientalistas fazerem o que você quer, meu amigo afinal ficou tão indignado com o que viu de espinhel e cade seus valores de cidadão, mandar os outros fazer o que você tem obrigação de fazer já que acha errado o que viu é hipocisia não fazer nada, e mandar os outros fazerem ? depois você é mal informado e não sabe de sua obrigação de cidadão nem a quem compete a obrigação de atender a seus pleitos, meu amigo tem vários órgão públicos, você tem órgãos públicos que são pagos para trabalhar. Meu amigo primeiro estude a Constituição art 225 , é obrigação de TODOS cuidar do meio ambiente, portanto sua obrigação Segundo dirija-se a quem é pago para trabalhar: localmente :Secretaria de Meio Ambiente com grande numero de funcionários, Secretaria de Agricultura e Pesca, com grande numero de funcionários todos pagos por nós. Outra opção é facil ligue para o IBAMA EXERÇA sua cidadania, e pare de mandar os ambientalistas fazerem o que esses órgãos devem fazer, e aliás pela sua fala você não tem o menor respeito pelos ambientalistas,nem conhece suas obrigações de cidadão,so olha para seu umbigo, facil mandar os outros ir atras de espinhel , é gozação ! enquanto isso você passeia na sua lancha, hahaha seu iate é verdade isso é mais seu perfil trabalhe meu amigo, denunciar da trabalho, e seja MACHO !!!! Para de mandar os outros fazer, o que você tem obrigação de fazer D E N U N C I E, coloque o localizador do GPS, e assine seu nome não esqueça, os peixinhos agradecem

    ResponderExcluir
  9. A area localizada no morro do Bela Vista (Rabazedo), pode ser de empresa, mas a baía da babitonga não é. E como irão ficar os moradores aqui da praia dos ingleses.? Pescadores kd vocês?. Vão deixar que um absurdo destes aconteça em nossa baía.?

    ResponderExcluir
  10. O local citado fica dentro da área portuária. Pode ser feito píers atracação no local. A minha dúvida é se o Bela Vista pertence ao Paulas ou ao centro e se é área de Presevervação Permanente.
    Como o local já sofreu ações e não tem mas animais neste morro, creio que pode ser feito o Porto ou extensão portuária e também armazéns no local, visto qu o morro já sofreu ações humanas de desmantamento, restando apenas indenizar os moradores.
    O PORTO tem que crescer para algum lugar e como não se pode fazer na LARANJEIRAS, melhor usar o Bela Vista que já sofreu todos este desgates ambientais.

    ResponderExcluir
  11. CAIO

    CONCORDO COM VOCÊ!

    MBC!

    ResponderExcluir
  12. Não sou contra a progresso da cidade, mais os portuários tem que participar e analisar esse projeto, saber se novo terminal TGSC vai estar dentro área do Porto organizado e quais os navios que irão opera, podendo futuramente ser um porto vizinho competindo do Porto Publico. Saber se a movimentação deste novo terminal além de movimentar carga própria não irá operar carga de terceiro. Estando fora da área do Porto organizado a admistração do Porto SFS deixa de arrecadar milhões de toneladas de grãos e os trabalhadores portuários não será requisitado pelo sistema ogmo, assim não geraria a distribuição de renda no município, ficando concentrado na mão de meia dúzia. Sabemos que existe um novo terminal Privado de contêiner instalado em itapuá pronto a operar, será essa a hora oportuna de construir mais um terminal privado, transferindo carga produtiva já existente. Se a idéia não é deixar construir terminal privado na Baia da Babitonga, preservando o eco sistema, de olho nesse terminal.....

    ResponderExcluir
  13. Pena que só meia duzia vai trabalhar e ficar cada vez mais ricos. Granel não traz serviço pessoal. Vamos atraz dos containers. São Chico será uma Paranagua do futuro, emunda, suja e cheio de Prostitutas, viciados e tudo de ruim. Mente vazia, almoxerifado do Diabo. Granel tô fora.

    ResponderExcluir
  14. JOSÉ LUIZ-BELA VISTA27 de agosto de 2010 11:42

    Sou morador do bairro BELA VISTA (rabazedo), e falo por mim.
    È claro que desejo que tudo venha de acordo

    Apoio o projeto, empregos serão gerados, nossa cidade precisa de um pouco de agressividade, nossos jovens estão precisando de empregos.

    Quero ver meus filhos crescerem dentro de minha cidade. É um sonho, mas não é impossível.

    Nosso porto precisa ser do tamanho de nossa baía

    Temos que fazer nossa cidade crescer e 80% da economia de nosso município depende do porto.

    È um efeito dominó, fazendo berços para granéis, outros berços sobrarão no porto público para oferecermos a novos armadores.

    A propria candidata do PV a Presidencia MARINA SILVA, disse.

    -Temos que parar com este pensamento de que o Meio ambiente é inimigo do desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  15. 01.10 você tem razão, há lei que diz que o porto privado so pode ser autorizado se comprovar carga própria, e o TGSC comprovou? Esse porto não vai prejudicar o nosso porto? O nosso porto pode crescer sim , o Bela Vista ( raboazedo) é terreno do porto, porque o Porto não tem interesse e faz projeto para expandir o porto para o Bela Vista? Cade os representantes do CAP ? proponham projeto para ocupar o Bela Vista. Acessem o www.portogente.com.br e constatem os investimentos para o porto de Rio Grande proposto pelo administrador de la e foi contemplado com as maiores verbas federais, é so fazer projeto bom , dinheiro tem

    ResponderExcluir
  16. Na laranjeiras nao pode nada, porque lá vivem bagres, toninhas e carangueijos.
    Para o BELA VISTA onde vivem seres humanos pode.

    ETA HUMANIDADE PODRE.!!!

    Não vivemos aqui dentro porque queremos, temos moradores que vivem por aqui á 62 anos quantos anos tem o porto mesmo.?? Além do mais pagamos IPTU para a prefeitura. Alguem da sendo lesado nesta brincadeira. Indenizem e sairemos daqui.

    ResponderExcluir
  17. Getulio Aprígio da Silva29 de agosto de 2010 17:33

    Getúlio Aprígio da Silva- Servidor do Porto- Conselheiro do CAP

    Ao anônimo 29/08- 08:30

    O Porto de São Francisco do Sul, já tem o projeto de expansão na área do Bela Vista, ou seja, o berço 401A(graneleiro). Inclusive com projeto encaminhado para Secretaria de Portos (SEP), aguardando APROVAÇÃO.

    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Sr. Getúlio o 401A estava projetado para as barcaças, o 401 é o projeto do graneleiro, porque o porto não propos a obra para receber as barcaças no 401A do Bela Vista? porque prejudica o porto privado vizinho da direita ou tira o lucro do privado da esquerda?

    ResponderExcluir
  19. e aqueles 2 caras moradores dos Paulas que fizeram um auê contra o porto nos Paulas. Ambos moradores dos Paulas diziam ser contra o porto nos Paulas e diziam ser representantes dos moradores que não queriam o porto, e agora que o TGSC nos Paulas recebeu licença para construir esses caras não apareceram para reclamar, estranho né?

    ResponderExcluir