sábado, 21 de agosto de 2010

Licença para terminais

Deu no jornal A Notícia (coluna Livre Mercado), esta semana:


O Ibama concedeu, em 3 de agosto, licença ambiental prévia para o Terminal de Granéis de Santa Catarina implantar áreas de movimentação de granéis e de fertilizantes (TGSC e Fertimport) em São Francisco do Sul. A licença é válida por dois anos.


O projeto TGSC foi concebido há três anos, numa parceria estabelecida entre Sagah (grupo de operadores locais liderado pela Litoral Agência Marítima, e a BRZ Investimentos, que tem como principais cotistas os bancos BB e Caixa Econômica e os fundos Brasilcef, Funcef, Previ, Petros e Fundação Itaipu. Ambos os grupos detêm 50% do negócio.


Agronegócio
O empreendimento portuário terá capacidade para operar até 12 milhões de toneladas por ano. Soja, farelos de soja e açúcar serão os principais produtos a serem movimentados neste novo e moderno terminal.


A área onde está é privada e pertencia à Litoral. Este novo complexo portuário para granéis sólidos estará interligado ao corredor de exportação atual do porto de São Francisco do Sul, podendo operar cargas de todos usuários atuais deste sistema: Bunge, Terlogs e Cidasc.


Obras
A principal obra consiste na construção de dois novos berços de atracação, com 330 metros de comprimento cada um, largura de 60 metros e profundidade mínima de 14 metros. Também está prevista a construção de mais armazéns graneleiros para aumentar a capacidade do porto em mais 140 mil toneladas.


O terminal portuário terá capacidade de operar 6 mil toneladas por hora. O prazo de construção será de 18 meses. O investimento previsto é de R$ 200 milhões.

19 comentários:

  1. E daí "pseudo-pescadores", que na realidade não vivem da pesca e sim de "bicos" ou pedem para o patrão não registrar só para receberem o defeso, não vão protestar!

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  2. Atenção ambientalistas preocupados com construção de porto, estão fazendo uma grande matança com rede e espinhel de miraguaia que está entrando na baía para desovar. Tem muita gente na matança que nem é pescador profissional e muito menos vive da pesca. Vocês estão de férias e só voltam quando aparecer um projeto de um novo porto?!?!

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  3. Este novos berços de atracação serão na Praia dos Ingleses ... quem foi na audiencia pública lembra.
    Será feito muma ponte por sobre a praia até os berços transportando a soja, farelos de soja e açúcar.
    Todo mundo sabe como é que fica a sujeira debaixo dessas esteiras, mais uma praia inviabilizada.
    Se esta pode, por que não pode então o Terminal MAR AZUL ??? Lá não haverá transporte de produtos poluentes que podem sujar em baixo da ponte.
    Dois pesos e medidas diferentes ???

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  4. Protestar contra o que? A litoral do Junior e do Feijão é uma das melhores e mais agressivas empresas de São Chico e tá trazendo desenvolvimento. A tese das constantes divergências com o Prefeito não confere com a realidade. Pode acreditar, e vamos desenvoilver São Francisco que ela merece, apesar desse povinho que tem.

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  5. O ANÔNIMO DÀS 06:03 ESTÁ CERTO. ESSA PRÁTICA DE PEDIR PARA NÃO SER REGISTRADO É COMUM. EMPREGADO E PATRÃO INFRINGEM A LEI, POIS AMBOS NÃO RECOLHEM OS ENCARGOS SOCIAIS, SONEGAM IMPOSTOS E DE QUEBRA O PRIMEIRO "METE A MÃO GRANDE" NUM BENEFÍCIO QUE NÃO LHE É DE DIREITO. UM FICA COM "O RABO PRESO" COM O OUTRO PORQUE AMBOS ESTÃO FORA DA LEI. ONDE ESTÁ A POLÍCIA FEDERAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO, POIS ISSO SE TRATA DE UM CRIME FEDERAL. ALIÁS, O MINISTÉRIO DA PESCA FAZ AUDITORIAS NAS COLÔNIAS DE PESCA PARA CERTIFICAR QUE AS CARTEIRAS DE PESCA SÃO LEGÍTIMAS? OUVI FALAR DE PESSOAS QUE RECEBEM O DEFESO E NEM SABEM PEGAR NUM REMO. VOTAR ELAS SABEM.

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  6. TEM GENTE QUE TEM MARINA, É COMISSIONADO DO SETOR PÚBLICO, É PESCADOR E RECEBE DEFESO. É MOLE?! QUANDO O MINISTÉRIO DA PESCA FIZER UM RECADASTRAMENTO SÉRIO E INVESTIGATIVO, TODA ESSA SUJEIRA VAI APARECER. ADEPTO DO PESQUE E SOLTE.

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  7. Tem gente que gosta de enganar trouxa, vão trabalhar com fertilizante e dizem que vão trabalhar com açucar, soja , eta gente pra que enrrolar o povo

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  8. O cara das 14,37, é muita arrogância mandar os ambientalistas fazerem o que você quer, meu amigo afinal ficou tão indignado com o que viu de espinhel e cade seus valores de cidadão, mandar os outros fazer o que você tem obrigação de fazer já que acha errado o que viu é hipocisia não fazer nada, e mandar os outros fazerem ? depois você é mal informado e não sabe de sua obrigação de cidadão nem a quem compete a obrigação de atender a seus pleitos, meu amigo tem vários órgão públicos, você tem órgãos públicos que são pagos para trabalhar. Meu amigo primeiro estude a Constituição art 225 , é obrigação de TODOS cuidar do meio ambiente, portanto sua obrigação Segundo dirija-se a quem é pago para trabalhar: localmente :Secretaria de Meio Ambiente com grande numero de funcionários, Secretaria de Agricultura e Pesca, com grande numero de funcionários todos pagos por nós. Outra opção é facil ligue para o IBAMA EXERÇA sua cidadania, e pare de mandar os ambientalistas fazerem o que esses órgãos devem fazer, e aliás pela sua fala você não tem o menor respeito pelos ambientalistas,nem conhece suas obrigações de cidadão,so olha para seu umbigo, facil mandar os outros ir atras de espinhel , é gozação ! enquanto isso você passeia na sua lancha, hahaha seu iate é verdade isso é mais seu perfil trabalhe meu amigo, denunciar da trabalho, e seja MACHO !!!! Para de mandar os outros fazer, o que você tem obrigação de fazer D E N U N C I E, coloque o localizador do GPS, e assine seu nome não esqueça, os peixinhos agradecem

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  9. A area localizada no morro do Bela Vista (Rabazedo), pode ser de empresa, mas a baía da babitonga não é. E como irão ficar os moradores aqui da praia dos ingleses.? Pescadores kd vocês?. Vão deixar que um absurdo destes aconteça em nossa baía.?

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  10. O local citado fica dentro da área portuária. Pode ser feito píers atracação no local. A minha dúvida é se o Bela Vista pertence ao Paulas ou ao centro e se é área de Presevervação Permanente.
    Como o local já sofreu ações e não tem mas animais neste morro, creio que pode ser feito o Porto ou extensão portuária e também armazéns no local, visto qu o morro já sofreu ações humanas de desmantamento, restando apenas indenizar os moradores.
    O PORTO tem que crescer para algum lugar e como não se pode fazer na LARANJEIRAS, melhor usar o Bela Vista que já sofreu todos este desgates ambientais.

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  11. CAIO

    CONCORDO COM VOCÊ!

    MBC!

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  12. Não sou contra a progresso da cidade, mais os portuários tem que participar e analisar esse projeto, saber se novo terminal TGSC vai estar dentro área do Porto organizado e quais os navios que irão opera, podendo futuramente ser um porto vizinho competindo do Porto Publico. Saber se a movimentação deste novo terminal além de movimentar carga própria não irá operar carga de terceiro. Estando fora da área do Porto organizado a admistração do Porto SFS deixa de arrecadar milhões de toneladas de grãos e os trabalhadores portuários não será requisitado pelo sistema ogmo, assim não geraria a distribuição de renda no município, ficando concentrado na mão de meia dúzia. Sabemos que existe um novo terminal Privado de contêiner instalado em itapuá pronto a operar, será essa a hora oportuna de construir mais um terminal privado, transferindo carga produtiva já existente. Se a idéia não é deixar construir terminal privado na Baia da Babitonga, preservando o eco sistema, de olho nesse terminal.....

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  13. Pena que só meia duzia vai trabalhar e ficar cada vez mais ricos. Granel não traz serviço pessoal. Vamos atraz dos containers. São Chico será uma Paranagua do futuro, emunda, suja e cheio de Prostitutas, viciados e tudo de ruim. Mente vazia, almoxerifado do Diabo. Granel tô fora.

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  14. JOSÉ LUIZ-BELA VISTA27 de agosto de 2010 às 11:42

    Sou morador do bairro BELA VISTA (rabazedo), e falo por mim.
    È claro que desejo que tudo venha de acordo

    Apoio o projeto, empregos serão gerados, nossa cidade precisa de um pouco de agressividade, nossos jovens estão precisando de empregos.

    Quero ver meus filhos crescerem dentro de minha cidade. É um sonho, mas não é impossível.

    Nosso porto precisa ser do tamanho de nossa baía

    Temos que fazer nossa cidade crescer e 80% da economia de nosso município depende do porto.

    È um efeito dominó, fazendo berços para granéis, outros berços sobrarão no porto público para oferecermos a novos armadores.

    A propria candidata do PV a Presidencia MARINA SILVA, disse.

    -Temos que parar com este pensamento de que o Meio ambiente é inimigo do desenvolvimento.

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  15. 01.10 você tem razão, há lei que diz que o porto privado so pode ser autorizado se comprovar carga própria, e o TGSC comprovou? Esse porto não vai prejudicar o nosso porto? O nosso porto pode crescer sim , o Bela Vista ( raboazedo) é terreno do porto, porque o Porto não tem interesse e faz projeto para expandir o porto para o Bela Vista? Cade os representantes do CAP ? proponham projeto para ocupar o Bela Vista. Acessem o www.portogente.com.br e constatem os investimentos para o porto de Rio Grande proposto pelo administrador de la e foi contemplado com as maiores verbas federais, é so fazer projeto bom , dinheiro tem

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  16. Na laranjeiras nao pode nada, porque lá vivem bagres, toninhas e carangueijos.
    Para o BELA VISTA onde vivem seres humanos pode.

    ETA HUMANIDADE PODRE.!!!

    Não vivemos aqui dentro porque queremos, temos moradores que vivem por aqui á 62 anos quantos anos tem o porto mesmo.?? Além do mais pagamos IPTU para a prefeitura. Alguem da sendo lesado nesta brincadeira. Indenizem e sairemos daqui.

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  17. Getulio Aprígio da Silva29 de agosto de 2010 às 17:33

    Getúlio Aprígio da Silva- Servidor do Porto- Conselheiro do CAP

    Ao anônimo 29/08- 08:30

    O Porto de São Francisco do Sul, já tem o projeto de expansão na área do Bela Vista, ou seja, o berço 401A(graneleiro). Inclusive com projeto encaminhado para Secretaria de Portos (SEP), aguardando APROVAÇÃO.

    Abraço

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  18. Sr. Getúlio o 401A estava projetado para as barcaças, o 401 é o projeto do graneleiro, porque o porto não propos a obra para receber as barcaças no 401A do Bela Vista? porque prejudica o porto privado vizinho da direita ou tira o lucro do privado da esquerda?

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  19. e aqueles 2 caras moradores dos Paulas que fizeram um auê contra o porto nos Paulas. Ambos moradores dos Paulas diziam ser contra o porto nos Paulas e diziam ser representantes dos moradores que não queriam o porto, e agora que o TGSC nos Paulas recebeu licença para construir esses caras não apareceram para reclamar, estranho né?

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