quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Se essa rua fosse minha

O Blog registra a reclamação de leitor p. da cara com a condição de algumas ruas da cidade. O sujeito não quer ser identificado. Tem medo de represálias. (Aqui na província não é fácil até para a pessoa exercer um pouco da cidania...) 


Conta o leitor que na sexta passada ocorreu um acidente na Rua 10. O motorista teria desviado de uma “depressão” e por isso dado uma cacetada em uma residência. A tal depressão, segundo o leitor, teria sido provocada por um conserto mau feito pela Prefeitura em um buraco aberto pelo Samae, durante manutenção. Na lateral da Rua 10 que dá acesso ao QG do Exército, no Rocio Pequeno, também tem uma “cratera aberta pelo Samae há mais de três meses”, reclama. Continua: 


 - A rua que dá acesso ao lar dos idosos, no bairo do Paulas, você deve escolher em qual buraco cair, por que não há como desviar. Apenas arrumaram o trecho em frente a um terminal que com certeza gera muito mais lucro de ITPU do que todos os moradores daquela rua, né?


Falando em buraco de rua (repórter que vai ser candidato a cargo público adora fazer matéria de buraco de rua!), o Secretário de Obras, José Eduardo Henning Neto, disse ontem no programa de rádio da Prefeitura que não há saibreira licenciada no município para o fornecimento de material para concertar ruas. José Eduardo garantiu que estão tentando liberar alguma área de extração em São Francisco. Por enquanto, o pouco que vem chega de caminhão de outras cidades

- Estamos trabalhando em situações de emergência. São correções pontuais.


Ainda segundo o Secretário, é o transporte, mais do que o próprio saibro, que deixa mais leve o cofre do município. Cada caminhão com 10 metros cúbicos custa cerca de R$ 360 e dá para corrigir, com um trabalho bem feito, 30 metros de rua. 


Desde o início do Governo Zera, as principais ruas beneficiadas com o despejo de saibro ficam nos bairros Miranda, Tapera, Iperoba e Ervino.


Ainda na rua (é, tem a ver), compartilho o e-mail enviado por um dos sócios da sessão de cartas dos jornais A Notícia e Notícias do Dia (sacanagem!), Paulo Curvello. (O outro sócio é o professor Marcelo Braga.)


Agentes de Trânsito em São Chico
O dinheiro público parece ser uma caixa sem fundo mesmo. Agora a Prefeitura de São Chico, está contratando consultoria para avaliar se a cidade deve contar com agentes de trânsito. Valor,  R$ 15,4 mil. Uma cidade com um centro, menor que a maioria dos bairros de Joinville, precisa de consultoria para isso? Basta analisar os pontos críticos no trânsito, atrelado aos horários de pico, que facilmente se chega ao numero ideal. Essa é uma matemática simples, que ainda pode ter o auxílio do órgão de trânsito, da vizinha cidade de Joinville. Essa avaliação poderia levar em conta que as praias no verão recebem uma população muito maior que a fixa, e em utilizando esses agentes de trânsito lá nesse período,a PM poderia colocar ainda mais policiais no serviço ostensivo, gerando a tão sonhada "sensação de segurança" para moradores e veranistas. Esta é uma forma simples, eficaz e sem ônus para prefeitura.

14 comentários:

  1. LENDO A MATERIA ACIMA,PAREI E FIQUEI PENSANDO..... PORQUE ESSAS ONGS QUE TANTO INCOMODAM O PROGRESSO E O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA CIDADE NAO SE JUNTAM E VAO AJUDAR O MUNICIPIO A CONSEGUIR NA ESFERA JUDICIAL LIBERACAO PARA EXTRACAO DOS NOSSOS SAIBROS QUE TEMOS AQUI EM NOSSA CIDADE ???????EU ACHO QUE OS MUNICIPES DEVERIAM COBRAR DESSAS ONGS,POIS SAO ELAS AS PRIMEIRAS A DENUNCIAR SE VER ALGUEM TIRANDO SAIBROS DE NOSSAS SAIBREIRAS PARA SER USADO NAS MELHORIAS DE NOSSAS RUAS.......FICA AQUI MEU PROTESTO E DESABAFO.......COMO EXEMPLO VOU CITAR UMA CERTA VEZ NA GESTAO 97/2000 =ROGERINHO ERA PREFEITO, E ACONTECEU UMA GRANDE RESSACA NA PRAINHA,E A MARE COMEU A METADE DA AV.BRASILIA NA PRAINHA,NA EPOCA O SECRETARIO DOS BALNEARIOS PEGOU UMA RETROESCAVADEIRA E PEGOU UMA PEDRA QUE ESTAVA LAH NUM CANTO DA PRAINHA PARA AJUDAR A ESTANCAR O BURACO QUE A MARE HAVIA PROVOCADO NA RUA,NAO DEMOROU 30 MINUTOS CHEGOU O PESSOAL DO IBAMA COM ORDEM DA POLICIA AMBIENTAL PARA PRENDER O SECRETARIO ,MAS COMO O REPRESENTANTE DO IBAMA USOU O BOM CENSO,APENAS PEDIU PARA QUE FOSSE RE-COLOCADA A PEDRA NO LUGAR QUE FOI TIRADA,ASSIM FOI FEITO E O MATERIAL (SAIBRO) QUE ESTAVA SENDO COLOCADO IA SE DISPERCANDO PARA A FAIXA DE AREIA/AGUA.....QUEM DENUNCIOU ????? FOI UMA ONG DA PRAINHA QUE LIGOU DIRETO A BRASILIA PRA DENUNCIAR ISSO........PARECE BRINCADEIRA NE???? MAS EH FATO REAL.......
    ABRACOSSS.

    C.M.

    ResponderExcluir
  2. E você C.M. o que faz de bom pela sociedade?

    Denuncia? Ou apenas puxa o saco para manter seu carguinho...

    [...vivendo e não aprendendo... (IRA)..]

    ResponderExcluir
  3. Só existe uma maneira de resolver os problemas da lama, poeira e buracos nas ruas, principalmente na região das Praias: Ubatuba(Majorca), etc. Começar urgente, um planejamento de calçamento nas ruas, onde os moradores entram com a contrapartida. Quem tem uma casa na Praia, ou quer morar no Liroral, tem que estar ciente e ter condições de bancar a parte que lhe cabe, na urbanização e infraestrutura. Quem não tem condições, no caso dos invasores, casa populares para eles e orientação do serviço social, para encaminhar esse pessoal para o mercado de trabalho, para produzirem, ganharem os seus salários honestamente e pagarem, suas contas de energia e água. Não dá para fechar os olhos, para esse pessoal, que usam uma carroça,com tração humana, para coletar lixo. Isso não é trabalho. Para muitos é disfarce, para usar drogas. Vamos começar a pensar no futuro, liberação DA EXTRAÇÃO DE SAIBRO, não é solução.

    ResponderExcluir
  4. Não é a Extração de sibro destruindo o meio ambiente que vai melhorar a situação, prova disso é o que acontece aqui na Estrada do forte, que sobre os olhos fechados dos orgãos ambientais: foram extraidos cetenas e centenas de cargas de sibro da encosta do belo (até então )Morro do João Dias, depois de se permitir a construções na encosta do morro, que deveria ser Area de Preservação permanente APP. Alem da imagem catastófica que se pode ver agora naquela região, o barro ecorre pelo alafalto e pedras que estão presas no topo da destruição ameaçam rolar em cima das casas do outro lado da rua.
    Não foram feitas uma nem duas denuncias aos orgãos públicos,foram varias, por diversas pessoas.
    Agora o asfalto está mais esburacado pelo trafego dos caminhoes carregados, a lama na rua, o meio ambiente destruido e moradores em risco.
    E as invasões de áreas de App ainda continuam aqui no Forte mesmo eu proprio, ter alertado e pedido providencias ao secretário do meio Ambiente.
    Marcos_ Amoef

    ResponderExcluir
  5. ...parabens anônimo C.M. 29/09/2010 21:40, pela tua colocação, onde estão os..., nesta hora para dar uma força, mas não aparece na mídia, assim tem "ecociente" muito incosciente. Falando em transito já deram uma olhadinha nas passagens de nivel dos trilhos, se já não bastasse o trem, verdadeiras crateras, um terror para pedestres e ciclistas, ahhh... na rua 10 os pedestres insistem em comodamente caminhar pela faixa para bicicletas.

    ResponderExcluir
  6. NÃO QUEREMOS JUSTIFICATIVAS COM O SAIBRO... QUEREMOS SANEAMENTO, CALÇAMENTO E A S F A L T O...
    SEM CONTAR AS OUTRAS PROMESSAS DE CAMPANHA!

    QUANDO ESTA CIDADE DEIXARÁ DE SER PROVÍNCIA,PARA SE TORNAR CIDADE?

    ResponderExcluir
  7. Quando será que a prefeitura vai tomar providência e aplicar a tecnologia de colocar lajotas (puts) na cratera que vem se formando na rua padre antonio nobrega (agua branca), bem na curva. Devem ta pensando, pra que mexer lá, fica proximo da casa do ex-prefeito.

    Ah, lembrem que essa mesma rua é acesso a Creche Frei Martinho e não tem calçada decente nas laterais em quase toda a extensão da rua, o povo tem de andar no meio da rua, o que não é uma exclusividade da agua branca..

    ResponderExcluir
  8. Vi aquele absurdo la na estrada do forte, que é isso? e o coitado do dono da casa afetada sozinho tentando lutar contra aquela barreira que pode cair na casa dele.
    Não tem ninguém da Prefeitura dando uma ajudinha, a água que sai do morro, tipo bica tem que ser bem feita a canalização. Prefeitura ajuda aquela gente

    ResponderExcluir
  9. RESPOSTA AO SANTOS DA 00:24
    ---------------------------
    GOSTARIA DE INFORMA-LO QUE NAO TENHO NEHUM CARGO NA PREFEITURA,NAO TENHO NEHUM PARENTE EMPREGADO NA PREFEITURA,NAO DEPENDO DE NEHUM VINCULO COM ORGAOS MUNICIPAIS,ESTADUAIS E FEDERAL PRA SOBREVIVER,SOU APENAS UM MUNICIPE,MUITO RESPONSAVEL COM MEUS IMPOSTOS , OU MELHOR TENHO ALGUNS IMOVEIS EM SAO CHICO,O POUCO QUE TENHO FOI ADQUIRIDO COM MUITO TRABALHO,SUOR,HONESTIDADE E NUNCA DEPENDI DE NENHUM ORGAO PUBLICO PRA CONQUISTAR MEUS BENS, OUTROSSIM INFORMO QUE SOU APENAS UM OBSERVADOR E ANALISTA DE COMO FUNCIONA NOSSOS GOVERNOS MUNICIPAL.ESTADUAL E FEDERAL., E VALE APENAS SALIENTAR QUE DOS 30 ANOS QUE MORO EM SAO CHICO,ESSE ESTAH SENDO O GOVERNO MAIS ORGANIZADO E INTELIGENTE E TRANSPARENTE QUE CONHECI,VOLTO A RE-AFIRMAR QUE A VERDADE INCOMODA MUITA GENTE,INCLUSIVE VOCE DEMONSTROU NO SEU COMENTARIO ,EU TENHO CONVICCAO QUE ESSES QUE HOJE ATIRAM PEDRAS,PROCURAR ATRAPALHAR O ANDAMENTO DESSE GOVERNO EM 2012 VAO QUERER A CONTINUIDADE DO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO ORDENADO,VCS VERAO MUITAS OBRAS ,EMPRESAS,BENFEITORIAS PRA COMUNIDADE ACONTECER NOS PROXIMOS 2 ANOS,QUEM VIVER VERAH...........
    VAMOS DEIXAR DE SER PESSIMISTAS E VAMOS SER OTIMISTA........VAMOS DEIXAR PICUINHAS POLITICAS DE LADO E VAMOS DAR OS BRACOS PARA TER-MOS DIAS MELHORES PRA NOSSOS JOVENS ,ADULTOS E ANCIOES....
    ABRACOS......
    C.M......

    ResponderExcluir
  10. É impressionanet , como o Sr. CM e o sr. Heins ainda acham que têm razão, absurdo total! Va ser puxa saco da turma que cada um faz o que quer e manda mais quem é puxa saco dos poderosos POVO, COMO PODE ALGUÉM ACHAR CORRETO CARREGAR PEDRA DO COSTÃO DA PRAIA, BARREIRA DE DEFESA DAS MARÉS, POR ISSO PROTETORA DA PRAIA E ACHAR QUE ESSAS PEDRAS DEVEM SERVIR PARA TAPAR BURACO, FAÇA O FAVOR! Vai dizer que o certo e ficar gastando dinheiro todo o ano com saibramento de rua, vem chuva leva tudo e da-lhe a tirar mais saibro SERA QUE NÃO É MAIS BARATO CALÇAR DEFINITIVAMENTE A RUA?

    ResponderExcluir
  11. Por falar em buracos na rua, que historia é essa de colocarem pedras no lugar do asfalto???
    É impressionante o que eles estão fazendo nas ruas em geral... Vejamos a Rua (rua ñ agora é Avenida) Av. Sta Catarina na enseda, fizeram um buraco para arrumar a rede de agua, deixaram aberto ate alguns dias atras (isso porque foi aberto em abril), e colocaram pedras no lugar do asfalto... em outro ponto fizeram uma massa de concreto para tapar o buraco... sem contar com os buracos q estão aparecendo devido ao tempo, pois se ñ me falha a memoria faz 8 anos q fizeram e até hj ñ vi nenhuma manutenção do mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez, os servidores efetivos, que são os que realmente fazem a máquina pública andar, são colocados de lado, sem a tão esperada mudança de nível que sem nenhuma explicação convincente nos é retirada, sem o prêmio de tempo de serviço que esta previsto no estatuto do servidor, sem falar é claro da defagem de 80% e o plano de cargos e salários que não sai do papel, agora querem criar agentes de trânsito mais uma classe para ficar a merce, de promessas de palanque, senhor José Fernandes, representante da nossa categoria manifeste-se por favor.

    ResponderExcluir
  13. C.M..... VOLTA PARA TERRA MEU FILHO, ABRA OS OLHOS, TIRE AS VENDAS, ACORDE.

    ResponderExcluir
  14. Novamente os servidores efetivos são desvalorizados, lançar edital de concurso tendo como base o salário mínimo, é ridículo, um auxiliar de enfermagem receber 510 reais, menos que um assistente executivo é inadimissível, mas estamos em SFSul,é srs EDIS somos gratos por terem aceitado, tal disparate, sem questionarem, do sindicato nada podemos esperar,é estamos como um navio a deriva.

    ResponderExcluir