terça-feira, 25 de outubro de 2011

Luminárias da Praça Getúlio Vargas: substituição autorizada

Comerciantes do Centro Histórico questionaram na semana passada a substituição de luminárias que a Prefeitura fez na Praça Getúlio Vargas. O próprio escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Francisco do Sul chegou a ser indagado, reconheceu na quarta-feira (19) o chefe da repartição, Fabiano Teixeira dos Santos.

A dúvida de alguns francisquenses foi motivada por uma suposta "incoerência" entre as exigências feitas pelo Iphan para a reforma de residências ou a instalação propagandas em estabelecimentos comerciais, e o aval dado ao Município para trocar as tradicionais luminárias da Praça por outras com design mais moderno e pintadas de azul. 


Mas segundo o chefe do escritório técnico do Iphan, não houve dano ao patrimônio cultural. "Não é tudo que é antigo que é patrimônio histórico", justifica Santos. Ainda segundo ele, a Prefeitura submeteu a intenção de substituir as luminárias antecipadamente ao órgão que duas décadas atrás tombou parte do patrimônio histórico da cidade.


O chefe do escritório do Iphan na cidade explica ainda que houve algumas mudanças de visão nos últimos anos quanto à discussão da preservação seja de edificações ou mobiliário urbano: da radical imitação do antigo, passou-se à preservação do conceito original, mas com traços de modernidade.

Um comentário:

  1. Ess Iphan... O que precisa ser revisto é essa exigência de manter as calçadas com pedras da idade da pedra. Gente idosa não consegue apreciar a beleza do nosso casario, pois precisam olhar parar baixo sob pena de dar com a cara no chão. Há inúmeros registros de casos de tombos de pessoas de todas as idades no centro histórico, principalmente idosos. Eu, particularmente, já tive por várias vezes a experiência de conduzir cadeirantes no centro histórico. Sugiro, inclusive, ao pessoal do Iphan, que façam este teste. Tem que ter braço e muita paciência. Mas duvido que eles topem sair do ar condicionado para uma empreitada dessas. Com todo o respeito, os caras são muito fraquinhos.

    ResponderExcluir