quarta-feira, 16 de julho de 2014

Vereadores fazem "esforço concentrado" em capacitação durante o descanso

Apesar do recesso legislativo (férias, na prática), seis membros da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul se dedicarão a participar de terça (dia 15) até o final da semana, em Curitiba (PR), do V Seminário Intensivo Sobre Redação e Técnica no Processo Legislativo. De acordo com o portal da transparência da Câmara, estão embarcando os vereadores Joel Santos (PSD), Tuta (PP) e Teixeirinha (PSB); os assessores parlamentares Amauri Domingos da Costa (Joel) e Luis Carlos Roika (Tuta); e o controlador de patrimônio do Legislativo francisquense, Edson Luis Duarte. 

Ainda segundo o portal, o programa do curso dos cinco primeiros compreende o papel do fiscalizador; constitucionalidade das leis; reformulação no regimento interno; elaboração e tramitação de leis; e ouvidoria municipal. Já o enfoque do curso do controlador de patrimônio é “a importância do levantamento patrimonial”, conforme descrição no empenho de 2.160,00 que compreende as quatro diárias com pernoite pagas a Duarte. 

Somado o valor acima com o das diárias dos vereadores (2.400,00 para cada, pelos quatro dias) e com a dos dois assessores (2.000,00 para cada), chega-se ao valor de 13.360,00. Como o custo das inscrições do curso não são cobertas pelas diárias, a conta pode chegar a mais de 16.000,00, já que o último curso feito pelo vereador Joel – também de quatro dias e promovido pela mesma empresa, a IDM Cursos e Treinamentos – custou 490,00 aos cofres públicos. 

Coincidentemente (ou não), os três vereadores que fazem um “esforço concentrado” durante o recesso são os que mais consumiram diárias no primeiro semestre de 2014: 23.000,00 (Joel); 19.200,00 (Teixeirinha); e 15.600,00 (Tuta ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário