terça-feira, 3 de março de 2015

Marinebus reduz número de viagens diárias entre Joinville e São Francisco

O aglomero de turistas no trapiche do bairro Espinheiros, em Joinville, fez moradores que caminhavam pelo local desconfiarem: não está havendo mais viagens com o Marinebus na baía da Babitonga. Eram 8h30 desta segunda-feira quando oito turistas do Rio de Janeiro aguardavam pelo serviço.

Normalmente, o ônibus aquaviário passaria em busca de passageiros às 9h30. Até as 10h30, não houve sinal da embarcação. A alta temporada acabou. O serviço não deixou de existir, mas sofreu redução de dez para quatro viagens diárias, mesmo nos finais de semana.

A redução ocasionou a mudança nos horários, que não chegou aos ouvidos dos moradores, turistas e a portais da internet que divulgam o transporte. A única informação encontrada no local de embarque em Joinville estava em uma placa caída, onde se liam ainda os horários antigos e nenhum número de telefone.

O morador do bairro Espinheiros Ataídes Livi, de 53 anos, seguia a rotina das caminhadas matinais no início da semana quando viu o grupo de pessoas aguardando no trapiche.

Ele resolveu ajudar a família de oito pessoas que escolheu o passeio pela baía da Babitonga até São Francisco do Sul como opção de lazer do dia. Pegou o celular para entrar em contato com o serviço e não conseguiu esclarecer as dúvidas dos turistas porque não sabia com quem falar.

— A gente tentou ligar, mas não tem onde buscar informação sobre como funciona, como vai ser a viagem — lamentou.

A proposta de usar o serviço como alternativa à rodovia BR-280, onde congestionamentos são rotina, também não vingou. Ataídes foi com a esposa Terezinha Livi, de 47 anos, para a praia, em São Francisco, em um final de semana, usando o carro da família. O filho chegou do trabalho, já programado para se encontrar com os pais sem pegar a estrada, mas o Marinebus não apareceu.


Baixa procura e alto custo

Para cobrir os gastos de dez viagens por dia, sem contar as despesas com manutenção e tripulação, o Marinebus precisaria transportar no mínimo sete pessoas por viagem.

Nesta segunda-feira, apenas três turistas aguardavam pela embarcação anunciada para as 13h15, no horário antigo. O gasto diário de óleo diesel em dez trajetos equivalia a R$ 800. Com o término da alta temporada e início das aulas, a procura turística pelo serviço diminuiu, de acordo com o comandante da embarcação, Carlos Alberto Vieira.

— O grande movimento é do turista, não de quem vai trabalhar. Como é fase experimental, temos que ajustar os horários conforme o fluxo — argumentou.

Vieira garante que uma nova embarcação deve entrar na rota Joinville-São Chico. A partir da chegada do reforço, novos horários serão estabelecidos, assim como serão recolocadas placas informativas. Por enquanto, de acordo com Vieira, o barco continua navegando, mas em horários reduzidos. Antes, a primeira saída era de São Chico, às 6h45; e a última, de Joinville, às 19 horas.


Confira os novos horários de funcionamentos do Marinebus:

(Tabela válida para dias úteis e finais de semana)

SÃO FRANCISCO DO SUL

- 8 horas
- 15 horas

JOINVILLE

- 9 horas
- 16 horas

Valor: R$ 12. Pagamento apenas em dinheiro.


Fretamento:

A partir das 6 horas até às 22 horas (mínimo de 20 pessoas). Reservas com o Comandante Beto (47) 91974145

Fonte: jornal A Notícia (repórter Luiza Martin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário