quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Virose

A secretaria de Saúde está investigando se uma possível contaminação dos poços artesianos das praias foi o que levou centenas de pessoas ao pronto-atendimento de Enseada. Segundo matéria do jornal A Notícia desta quinta-feira (14), no último final de semana o município de Barra Velha também registrou aumento na quantidade de gente com sintomas como enjoo, vômito e diarréia. Por aqui, em média 135 pessoas por semana teriam procurado o PA da Enseada desde o Natal, segundo a reportagem. A secretaria considera o número "normal". A falta de água fez com que muita gente buscasse na reativação de antigos e na perfuração de novos poços uma alternativa para a falta de água.



A enfermeira da vigilância epidemiológica Isonir Fernandes disse nesta manhã que a secretaria de Saúde aguarda o envio de um laudo – pelo Estado, responsável pela realização de análises – que vai avaliar a qualidade da água dos poços artesianos existentes nas praias. “Está dentro da média anual. A maior incidência geralmente é entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro”, disse Isonir, sobre o crescimento do número de pessoas que procuraram o pronto-atendimento de Enseada com vômito, diarréia e enjôo. Ainda de acordo com a enfermeira, no verão é comum o surgimento de viroses. A secretaria orientou a vigilância sanitária a intensificar a divulgação dos cuidados básicos necessários à manipulação de alimentos e à conservação da água usada para beber e cozinhar.

34 comentários:

  1. comentário do apoiador do Zera: A culpa da virose é dos vereadores, se tivessem feito a Macrodrenagem, não teria mais virose.


    Comentário do apoiador dos vereadores: a culpa da virose é pq o zera nunca comparecia na camara quando era vereador...

    E assim caminha SFS.


    E o povo com diarréia, os vereadores e prefeito com verborréia.

    ResponderExcluir
  2. Na postagem Murilo discorda estava rolando um debate legal sobre nepotismo nos comentários, que tal darem uma passada por lá?

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito tempo, que certas localidades dos Balneários, passaram a ter água do SAMAE. Em 2000, vim para essas paradas:Ubatuba/Majorca. Furei um poço que o pessoal por aqui chama de ponteira. Essa água da "ponteira", sempre foi uma água para quebrar um galho: Banho, limpeza, descarga de banheiro, etc.Para cozinhar e beber, era comprado água mineral ou buscar lá na Petrobrás, que tinha umas torneiras para o pessoal se servir... Se não me falha a memória, foi só em 2001 0u 2002, que passamos a ter água "tratada". Lembro que antes disso, houve denúncias e até manifestações, que o lençol freático estava contaminado e não preciso falar, quem era acusada...Lembro ainda, que eu e meus vizinhos passamos uma noite fria de setembro, na fila, para pegar senha, pois o SAMAE na época, comunicou que só os primeiros 500 iam ganhar água. Mesmo com a chegada da água, a maioria dos moradores, (graças a Deus), não fecharam os seus poços e nem se desfizeram da velha moto bomba, pois esse SAMAE, sempre foi incompetente, vez em quando arrebenta uma adutora e o "remendo", pode levar uma semana.
    Não é de duvidar mesmo, que houve contaminação...
    Então senhores, tudo isso é um Drama, que parece não ter fim.

    Quando será que vamos ter seriedade, com a coisa pública?

    ResponderExcluir
  4. O litoral paulista ta enfrentando a mesma virose!!

    ResponderExcluir
  5. Não seria em virtuda da água do(a) SAMAE, pois está até ontem a noite encontravasse AMARELADA, creio que no coléio aprendemos : àgua é incolor, inodora e insipida.
    Lauro - UBATUBA

    ResponderExcluir
  6. Não seria em virtuda da água do(a) SAMAE, pois está até ontem a noite encontravasse AMARELADA, creio que no colégio aprendemos : àgua é incolor, inodora e insipida.
    Lauro - UBATUBA

    ResponderExcluir
  7. Sared, não sei quanto o prefeito paga a rádio para fazer esse programa municipal mas acho que é um dinheiro posto fora, ou pelo menos enquanto ele tiver esses aapresentadores que não são nem um pouco objetivos. lógico que o ney botto tem uma história no radio e tudo mais, mas, mesmo assim ali é local de trabalho né INFORMATIVO MUNICIPAL me admira o luiz não ter exonerado eles ainda, pois fazer o trabalho mal pra caramba espero que esse programa seja mais objetivo (mesmo eles só puxando o saco do luiz ) senão vou começar a fazer camapnha contra o programa. porque hoje me revoltouu o programa foi quase todo desse cara que morreu. grande coisa que ele morreu ( lógico que não sou incensivél) mas morre gente todo dia. então faz outro programa funebre da prefeitura só pra ficar falando histórias de quem morrreu. o programa parece que é do ney e não do municipio e dos municípes......

    ResponderExcluir
  8. A água amarelada não é privilégio só da praia não. Na cidade está a mesma situação. Lavar roupa branca nem pensar, a não ser que se queira praticar tingimento a moda indígena (natural) Ficam umas manchas bem legais, e pasmem, não sai nem com "reza-braba".

    ResponderExcluir
  9. É interessante observar a mentalidade humana,neste blog os soldadinhos do TOP usam a palavra macrodrenagem deliberadamente como se fosse a soluçao para todos os problemas do municipio.Mas esta tal macrodrenagem pode trazer serios problemas para nosso meio ambiente pois vai mexer seriamente nos nossos rios!Então os secretarios do TOP que usem da sua inteligencia procurem outras saidas pra resolver o problema dos alagamentos em alguns bairros de São Francisco do Sul.(SARED CONVIDA OS VEREADORES PARA UMA ENTREVISTA NA RADIO)

    ResponderExcluir
  10. Os soldadinhos do TOP EGO PREFEITO inssistem em querer responsabizar o Vereadores pelos erros do TOP E SEUS SECRETÁRIOS...Interessante que na transiçao do governo 2008/2009 nao teve esse problema da agua nas praias!O Odilon deixou tudo certinho para que o proximo governo tomasse a frente...mas a incompetencia do TOP e secretarios acabou com tudo,eles estao sucateando a SAMAE e deixando os funcionarios desmotivados!

    ResponderExcluir
  11. na verdade demorou pro sared chamar os vereadores na radio. mas tem que ser um dia que o prefeito esteja em sao chico porque dai ele ja responde no programa municipal. chama logo sared. e pra mim como municipe não ficou claro esse negocio da macrodrenagem. eu acho que se o prefeito queria o apoio do povo devveria derrepente ter feito uma apresentação do projeto ou algo assim no cineteatro para que a população entendesse direitinho os detalhes. hoje no programa do ney botto a mulher ligou reclamando do mato das maquinas de deixaram sujo e ainda falou tadinho do prefeito isso é culpa dos vereadores. huauhauhauhaau pelo amor de deus. essa não deve saber nem votar em urna eletronica....

    ResponderExcluir
  12. Sared, não vou mais acessar o seu blg, "pelo amor de Deus", a oposição tomou conta de todos os assuntos. Sabe, eles tem tempo, pois estão todos desempregados depois de mamarem mais de uma década nas tetas do município. Fala-se em virose, eles malham o prefeito e os secretários. O assunto não tem nada haver, e eles querem que vôce convide os vereadores para irem a rádio. A ignorancia e tanta que eles penssam que todos são otários. Esse cara que escreve top prefeito deve ser um tremendo ignorante. Um abraço Sared.

    ResponderExcluir
  13. Caros,

    Afinal é virose ou politicagem?!
    Há quem defenda o prefeito e há quem defenda os vereadores! mas a realidade é uma só: tanto o legislativo quanto o executivo são muito ruins.
    Será que deveremos aguardar mais 3 anos para ver as coisas mudar? Temos que começar urgente um movimento para que estes que, recebem de nosso dinheiro comecem a pensar na gente e não neles!
    SÃO FRANCISCO DO SUL URGENTE!!!!!!!!!!!!! merecemos politicos melhores!

    ResponderExcluir
  14. Esses vereadores deverian ter vergonha de ir ao banco receber o seu salário que o povo paga para eles.
    Mas tudo isso vai ter uma resposta daqui a três anos.
    Olha que ali tem muitos que nunca trabalhou na vida.
    Viveram a vida toda sugando da prefeitura.

    ResponderExcluir
  15. VIROSE
    virose nada, estamos esquecendo do "SABOTADOR" pois ate nos poços artesianos ele está andando . falando nisso o povo preciza saber quem é o sabotador. entao alguem ai pode me dizer quem é a FIGURA e oque ele anda fazendo?

    ResponderExcluir
  16. Srs. É comum em um periodo sem agua nas tubulações, que a mesma venha amarelada, afinal, se cria naturalmente uma espécie de ferrugem nos tubos e canos, vamos pensar um pouco? e para e de falar besteira. Ah, e mais uma coisa, vamos deixar o blog para comentarios dequeles que não são do lado A ou B, tá insuportavel ouvir aki os meios comentarios desses caras!!

    ResponderExcluir
  17. Ferrugem nos canos ??? como assim, não são de PVC. Que eu saiba PVC não tem ferrugem. Já sei foi coisa do GODO, pois só no governo dele que se investiu em agua, essa é CULPA DELE MESMO
    ... EH, EH , EH...
    Só quero saber qdo a turma do Rei LUIZ 11 assumira a culpa de algo nessa cidade.
    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  18. Meu amigo do 15, disfarçado de 12...kkk,diferente de vc eu não sou partidario. To vendo que nem sabe trocar uma lampada! Se eu falei é porque tenho um pouco de conhecimento no assunto, meu pai era encanador! Diferente de vc não entro pelo cano. Beijo me liga.!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de dizer ao 12, que o prefeito e o diretor do samae já assumiram de público todas as respossábilidade pelo desabastecimento. E o samae iformou que a água amarelada é devido muita chuva na cabeceira do rio na Vila da Glória, passa pelo filtro e não sai essa cor, mas pode ter certeza que ela recebe todos os tratamentos. O GODO que vôce defende e esta se referindo será aquele mesmo que foi vice do Rogérinho, prefeito pelo pmdb, candidato a prefeito com o pai do atual prefeito como vice, e candidato a prefeito na última eleição aliado do PT...EH,EH,EH, EH, EH...

    ResponderExcluir
  20. A AGUA ESTÁ AMARELADA PORQUE ESTÃO TRANTANDO A AGUA ACIMA DA CAPACIDADE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO PODE RECEBER. COM MUITA VELOCIDADE A AGUA NÃO DECANTA E OS FILTROS NÃO SUPORTAM A QUANTIDADE DE FLOCULOS NA AGUA, DEVERIAM DENUNCIAR A VIGILANCIA SANITÁRIA DO ESTADO PARA FISCALIZAR A ESTAÇÃO, ISTO É PREJUDICIAL A SAÚDE.

    ResponderExcluir
  21. E VOCÊ ANÔNIMO É DO A OU DO B ..
    SE VOCÊ ACHA INSUPORTAVEL PORQUE ENTRA NO BLOG
    DA PRA VE Q VOCÊ NÂO ENTENDE NADA... NUNCA VI FERRUGEM EM CANO DE PVC FIQUE PENSANDO BASTANTE ONDE CONSEGUIU ESSA FERRUGEM JA VI QUE VC DEMORA PRA PENSAR SEU RACIOCINIO É MUITO DEMORADO.... QUANDO A REDE ESTA VAZIA E VC BOMBEIA ELA SOLTA AS PELICULAS QUE FICAM NAS PAREDES DA TUBULAÇÃO.... O QUE NÃO VEM AO CASO

    ResponderExcluir
  22. PARA VC ANONIMO DAS 21:13
    NEM O PREFEITO NEM O DIRETOR DA SAMAE AINDA NAO ASSUMIRAM EM PÚBLICO A FALTA DA AGUA POIS PELO QUE ME PARECE ELES TERIA DITO QUE ERA SABOTAGEM E OS CULPADOS TINHAM SIDO AFASTADOS COISA MEIO ESTRANHA PARA ALEGAR AGORA A FALTA DA AGUA. E AGORA ? ESSA DESCULPA EU NAO ENGULO.COITADO DOS SABOTADORES ,SAIRAM SEM TER CULPA . BOM PELO ANDAR DA CARRUAGEM AS PROVAS QUE TINHAM EM MAOS DEVEM TER CAIDO NAS MAOS DOS SABOTADORES HEHEHEHEHEH.

    ResponderExcluir
  23. SE ELA RECEBE TODO TRATAMENTO, ALGUMA COISA DE ERRADO DEVE ESTAR ACONTECENTO. JA QUE O ANONIMO DEBAIXO ESTÁ DIZENDO QUE É PREJUDICIAL. O QUE ESTARA FALTANDO ENTAO? NAO SERÁ ISTO QUE OCASIONOU FEBRE VOMITOS E DIARREIAS, E ESTAO BOTANDO A CULPA NAS COITADAS DAS VIROSE. QUE ESTAO QUIETINHAS LÁ EMBAIXO DOS POÇOS ARTESIANOS.

    ResponderExcluir
  24. O Sared.
    Você tem alguma coisa contra SAMAE?
    Publica meus comentarios sobre o entendido dos comentarios anteriores.
    Afinal ele esta comentando anonimo.

    ResponderExcluir
  25. Rompimento de adutora, sabotagem, roubo de agua direto da rede , ferrugem, bla, bla, bla ...
    1- se houve sabotagem quem foi ?
    2- se houve roubo quem foi ou foram ?
    3- se ferregem pq os canos ficaram vazios, já se passaram 10 dias, correto ?
    4- no jornal do almoço do ultimo sabado o REI LUIZ 11, afirmou PERIPIRORIAMENTE, não faltará agua no verão que vem, se isso acontecer ele MUDA DE NOME OU SE DESLIGA DA PREFEITURA.
    Está gravado foi dito, eu ouvi.
    Já aposto agora, ele vai mudar de NOME, mas o osso não larga, nem por INCOMPETENCIA PURA DOS SECRETÁRIOS.
    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  26. comentario das 10:11, as vezes o comentário não é enviado mesmo, verifica depois de enviar se aparece a mensagem
    "seu comentario estará visivel depois de ser aprovado"
    Acho que é isso que aparece em AMARELO.
    Abraços, estou ai pra ajudar.
    Lauro - Ubatuba

    ResponderExcluir
  27. Bom vou repetir ,pois quem sabe não foi enviado mesmo.

    O entendido anonimo que comenta gritando (em letras maiusculas)já deve ter passado por muitas cituações de tratar agua e sair amarela.
    Pois comenta com tanta certeza que parece até que é uma pessoa experiente no assunto.
    Será ele é de São Chico?
    Se for ,com certeza agua amarela não é nenhuma novidade.

    ResponderExcluir
  28. Agora já sei, muito consumo. Então o pessoal da praia começou a receber a agua que capitaram do Rio ACARAI.
    Agora sei tudo de agua, muito obridado.
    Só uma perguntinha.
    Se beber a agua tem o perigo de me tornar um REI ??
    É ficar o dia sentado no trono, aí serei o Rei Luiz 12, o $UCE$$OR DO 11.
    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  29. Sared, vôce continua não postando meus comentários, mas, a idiótice do 12 aí atrás vôce edita. Caro 12, vôce é um ser que vive na escuridão, sem propostas, sem alternativas e desempregado. Meu querido vais ter que nos engolir por 4 anos, talves 8, quer vôce qeira quer não. O tempo que ficas fazendo oposição sem alternava, vá trabalhar na caridade francisquense. Aí vai um pensamento para vôce; "Não me pergunteis o que vosso país(município) pode fazer por vós, perguntai sim, o que vós podeis fazer por vosso país(município)".John F. Kennedy.

    ResponderExcluir
  30. Pelo menos assino, fui criativo e assumi uma IDENTIDADE.
    Vejamos ...faltam 2 anos 350 dias....
    Aqui na secretaria não tem serviço, pois o orçamento do GOVERNO passado não contemplou material, então fico no PC lendo, e postando no BLOG do SARED. Recebo do REI LUIZ 11 e não trabalho. Mas vc postou as 15:33, está no mesmo time então ??
    Para meditar ...
    "onde estavas quando o feito estava por fazer"
    ASSINADO 12

    ResponderExcluir
  31. Enxada você não gosta né 12???
    Serviço tem bastante no municipio,é só querer trabalhar.
    Não passa de um baita folgado vendo o tempo passar para se encostar em um cargo.
    ASSINADO 11

    ResponderExcluir
  32. Va trabalhar,12!

    Não precisa ser o prefeito para ordenar isso para você ou a quem quer que seja.

    Vamos nos concientizar meu povo !!Nos que pagamos nossos impostos podemos chegar a estes cidadões e ordenar levanta-te e trabalhe!

    Trabalhe e honre a comida que nos colocamos na tua mesa.


    Se isso não o fizer podemos ordenar saia deste cargo que não te pertence!Deixe outro ocupar este lugar para trabalhar.Pessoa que não queiram cargo ,e sim responsabilidades!
    Porque pessoas que tem responsabilidades ,trabalha e como trabalha!

    Parabéns Prefeito por estar colocando ordem na casa!

    Assim esta escrito ma nossa Bandeira Ordem e progresso!

    E preciso por ordem na casa para podermos ter progresso.


    ASSINO 11

    ResponderExcluir
  33. Sared pelo que vemos vôce já tomou lado, claro sempre esteve do outro lado. Não edita nossas mensagens, mas as babaquices da oposição vôce posta. É fácil né.....

    ResponderExcluir
  34. o mesmo acontece com o outro programa de radio que que só escolhe aqueles que elogiam o prefeito nao é verdade sr locutor. que era para ser um programa informatdivo municipal mas isso nao está acontecendo metendo o pau nas pessoas .

    ResponderExcluir