segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Querido diário, 

já estou no terceiro post desta nova temporada. A autocobrança pela escrita diária tem se manifestado. Hoje, aliás, mais escrevi que falei, já que a rádio esteve fora do ar de manhã por problemas técnicos – como mencionei na primeira publicação do dia. (Minha meta era tentar publicar uma vez a cada 24 horas e já estou trabalhando assim... G1, te cuida.) Será que o famigerado sabotador do Samae agiu na Choabi do Rocio Grande, endereço da antena da Carijó

*****


Não com pauta trabalhista, mas, digamos, cidadã, há promessa de nova mobilização em São Chico nesta semana. Francisquenses descontentes com o (exorbitante) aumento do IPTU prometem uma manifestação para quinta-feira. Além do IPTU, incluíram na lista de descontentamento a contrariedade à abertura do Samae à iniciativa privada.

****** 

Vereadores que votaram a favor do aumento das alíquotas do IPTU têm se defendido da hostilidade popular com o argumento lulista de que não sabiam o que estava acontecendo. Em suma, aprovaram o projeto de lei da Prefeitura com o aumento mas, dizem, desconheciam a atualização da planta de valores, que, associados (alíquota + planta nova), estão causando pânico a donos de imóveis que amargam 200, 400% de majoração no carnezinho. Das duas, uma: faltou leitura mais detida ao projeto ou faltou desconfiança de quem, no governo, eventualmente garantiu (no fio do bigode) que o imposto não aumentaria tanto. 

*****

A Prefeitura fez um trabalho importante nos jogos de verão. Parece que a competição futebolística cresce a cada ano. Numa perspectiva bairrista, destaque para a Sociedade Recreativa Enseada, campeã do municipal e do estadual de beach soccer

***** 

E essa audiência pública (pró-forma) que o Executivo fará na quinta (18 horas, no Cine Teatro) para apresentar e “discutir” com o povo o esboço do contrato que firmará com a iniciativa privada para tocar os serviços de abastecimento de água e de saneamento? Mal divulgada (providencialmente?), acho que só eu (modéstia bem à parte), garimpando informações locais, descobri e publiquei sobre a audiência. 

O governo Zera segue o receituário de baixo ou nenhum interesse em controle social – assim como os governantes que o antecederam. Não à toa, conselhos municipais são criados a cada gestão não raro para apenas cumprir exigências da União. Mas o que importa é que neste ano tem Copa, e o povo não vai ligar justamente em 2014 para controle social, né?

Hoje foi a primeira vez que vi a secretaria de Comunicação do Executivo divulgar a audiência. A Câmara deu um Ctrl + C, Ctrl + V e publicou em seu site também. Os produtos jornalísticos chapa-branca, obviamente e igualmente, deram nada sobre a audiência, que deverá ter mais cargo comissionado do que em comício de reeleição. 

*****

A crítica à forma de (não) divulgar a audiência não pode me fazer esquecer de reconhecer que por algum motivo o governo Zera está se esforçando para iniciar os importantíssimos coleta e tratamento de esgoto na cidade. A pergunta é se o Município não poderia fazer isso sozinho, com sua estatal. Se eu fosse empresário e me contratassem para fornecer água e tratar esgoto, viveria pressionando o contratante (poder público) para decretar o reajuste das tarifas. Afinal,  ideologia do capitalismo é o lucro. Apenas uma constatação. 

*****

O que o mamífero humano pensa e faz está impregnado de suas referências ideológicas, filosóficas, religiosas, culturais, sexuais etc. Dez anos de petismo (seis como efetivamente militante e quatro como mero militonto) me deixam à vontade para perguntar como o partido, hoje no governo, se sente diante da desestruturação de um patrimônio público de décadas como o Samae? É que tanto em proveitosos quanto em enfadonhos encontros, conferências, cursos de formação organizados pelo partido, aprendi que fragilizar o Estado abrindo desnecessariamente suas pernas ao setor privado é agir contra os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário